Egito Antigo

Mistérios Antigos

Os antigos habitantes da Terra

Tradução dos Evangelhos Gnósticos

(Artigo escrito por Leandro para o site Mistérios Antigos - Os antigos habitantes da Terra)
http://misteriosantigos.50webs.com
e-mail: misteriosantigos@uol.com.br

Durante muito tempo, vários livros do Cristianismo permaneceram na obscuridade. Por apresentarem informações que divergiam da doutrina ortodoxa estabelecida pela igreja, foram considerados heréticos, e acabaram não sendo incluídos na versão oficial da Bíblia.

Muitos desses livros se perderam no tempo, outros foram destruídos, e é provável ainda que o Vaticano tenha em seu poder parte dessas obras cujo conteúdo é de extrema importância para que possamos entender o surgimento da religião que tem hoje o maior número de seguidores no mundo.

Diferente do relato da Criação encontrado no Gênesis, escritos apócrifos contam uma história complexa e fascinante sobre as coisas que já estavam em existência antes da Criação; e que neste Universo, que surgiu depois, não tem apenas um céu e um deus, mas muitos céus e deuses numa hierarquia de poderes conflituosos. Esses poderes e autoridades que foram estabelecidos produziram não somente os humanos, mas também inúmeros outros seres, e raças que se assimilaram à humanidade há muito tempo atrás.

Há descrições de como a vida se iniciou 'nas águas', e eventos catastróficos de destruição em massa que se sucederam; como o dilúvio, que ecoa nas tradições de diversos povos antigos; e a conflagração, uma chuva de fogo, asfalto, e enxofre, lançada sobre a Terra pelos regentes. Poderiam estes acontecimentos terem sido os responsáveis pela extinção e o desaparecimento dos dinossauros?

Se não fosse pelas evidências materiais que podem ser rastreadas através dos acontecimentos narrados, poderia se dizer que estes textos são o mais fantástico trabalho de ficção já feito, dada a coerência da história relatada, e a sofisticação de seus conceitos metafísicos que hoje possuem poucos ou nenhum equivalente.

A sabedoria proibida ressurge

Com a descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi, em 1945 no Egito, treze manuscritos antigos contendo mais de cinquenta textos trouxeram à tona os pensamentos que circulavam nos meios gnósticos do início do Cristianismo e que tanto preocupavam a igreja.

O que em tempos remotos era um privilégio apenas para os mais avançados estudantes de teosofia, hoje revoluciona nosso entendimento sobre um dos personagens mais intrigantes de toda a história. Quem foi Jesus? Um louco? Um mensageiro? Ele realmente existiu?

Um dos evangelhos apócrifos encontrados em Nag Hammadi é o Evangelho de Tomé, e nele encontramos uma versão bem diferente do Jesus bíblico. Nos escritos, Jesus pouco menciona pecado, se posiciona contra a igreja; acusa os doutores e cientistas de terem roubado e escondido as chaves da sabedoria, obstruindo o processo de salvação; e diz que não veio ao mundo para a paz, mas para a guerra.

Tem também uma impressionante reviravolta na lenda de Adão e Eva, a árvore da sabedoria e a queda do Paraíso; a relação dos deuses com a humanidade; reinos eternos e a descida de seres imortais para a Terra; impérios de deuses e anjos em outros planetas e seus domínios nos céus do caos. Conteúdos estes que por vezes se assemelham a lendas Sumérias e Babilônicas, como os tabletes do Enuma Elish, ou o Épico de Gilgamesh. E se são apenas lendas, por que culturas distintas em épocas tão diferentes insistem em contá-las com uma sequência de fatos e riqueza de detalhes tão extraordinárias?

Se a verdade estiver na sua frente, você seria capaz de reconhecê-la?

Veja aqui em primeira mão e na íntegra, a tradução dos livros secretos:

A Origem do Mundo

(portanto, quatro raças existem)

Apocalipse de Adão

(palavras que nenhuma geração dos homens conhecerá)

Apócrifo de João (versão longa)

(e assim a humanidade foi escravizada para sempre)

Apocalipse de Pedro (gnóstico)

(aquele que eles crucificaram era o primogênito na casa dos demônios)

Segundo Tratado do Grande Seth

(Porque ele era um homem terrestre, mas eu, eu vim do lugar acima dos céus)

Revelações e Pensamentos Gnósticos

(No fim desta estrada há uma árvore cuja altura chega até as nuvens)

Protenóia Trimórfica

(Desistam, vocês que andam na matéria, pois vejam, eu estou descendo ao mundo dos mortais)

Carta de Pedro a Felipe

(eles não me reconheceram; eles estavam achando que eu era um homem mortal)

O Trovão, Mente Perfeita

(E eles me encontrarão lá, e eles viverão, e eles não morrerão novamente.)

A Sabedoria Secreta de Cristo

(Eu vos dei autoridade sobre todas as coisas como Filhos da Luz, para que vocês possam esmagar o poder deles com vossos pés)

Apocalipse de Paulo

(Deixe a sua mente acordar, Paulo)

A Hipóstase dos Arcontes

(e todos que se instruíram sobre estas coisas existem como imortais no meio da humanidade mortal)

O Livro de Tomé o Contendor

(Pois quando você sair dos sofrimentos e das paixões do corpo, você irá receber descanso)

Ensinamento Autorizado

(Deste mesmo modo nós existimos neste mundo, como peixes.) *

Apocalipse de Tiago

(EU SOU aquele que estava dentro de mim. Eu nunca sofri de modo algum, nem estive angustiado.)

Apócrifo de Tiago

(deste momento em diante, eu irei me despir, para que eu possa me vestir)

Segundo Apocalipse de Tiago

(esta sabedoria é cobiçada por um criador inferior, e a civilização que ele criou ainda não terminou.)
 


Atualizado em 28/02/2014

Clicky Web Analytics

Bookmark and Share